07/abril - Dia mundial da Saúde!
- drpedrobastos
- 7 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Com o intuito de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o dia 07/abril como o Dia Mundial da Saúde. Essa data, definida em 1948 pela Assembléia Mundial da Saúde, foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da OMS.
Diante da necessidade de ampliar a visão global do conceito de "estar saudável" , em 1946 a OMS redefiniu a saúde como " um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidades". Nesta mesma via de pansamento , o Ministério da Saude , através da lei 8080 de 1990 , adotou fatores determinantes para uma vida saudável tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Além disso , pela citada lei , ficou estabelecido que saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.
Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde. O tema escolhido neste ano "Do Campo à Mesa, Torne a Comida Segura". A idéia é conscientizar produtores, varejistas e consumidores sobre a importância de evitar a contaminação dos alimentos e da água. Segundo a OMS, por ano, são registrados 582 milhões de casos de doenças causadas por comida contaminada.
É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar
Comments