top of page

Neurologia ClÃnica e Doppler Transcraniano CRM/RJ: 52 88648-3

Rua Voluntários da Pátria, nº500 sl 101 - Ed.Platinum
Campos -RJ

Maiores informações (22) 3026-0115

A Neurologia é o ramo da medicina destinado ao estudo das doenças que incidem sobre o sistema nervoso (encéfalo, medula espinhal , nervos periféricos e placa motora ) bem como de consequências ,nestas estruturas, de doenças próprias de outros sistemas e tecidos. Desta forma, cabe ao Neurologista reconhecer e tratar tais enfermidades.
Em tempos de Ressonância Magnética (RM) e demais exames ultramodernos, fica a cargo do neurologista a prática da neurologia " RM negativa" nos casos em que os exames, solicitados por outro profissional, não foram esclarecedores porém ainda não se consegue afastar uma causa neurológica para o caso. Tal fato representa o motivo pela qual o exercÃcio da carreira necessite de constantes atualizações e estudos.
Diante de tantas mudanças , lamentar a chegada da tecnologia é algo impensável, visto que o neurologista continua detendo a capacidade única de reconhecer doenças "invisÃveis" até mesmo aos métodos mais avançados . O exame neurológico continua sendo arma importante tanto no diagnóstico como no seguimento das doenças neurológicas, sendo de importância vital o conhecimento profundo da neuroanatomia, da neurofisiologia e das relaçoes entre ambas.
Atualmente , as doenças neurológicas ocupam um lugar de destaque quando falamos em saúde pública. Sabe-se que o AVC representa o grupo de enfermidades que mais levam o ser humano a óbito e/ou a incapacidade fÃsica permanente, gerando impactos financeiros impressionantes a comunidade. Da mesma forma , as cefaléias são os sintomas que mais levam as pessoas a buscar ajuda nos pronto-socorros , e responsáveis pelas maiores taxas de ausência laboral, também com prejuÃzos monetários significativos a população.
Por fim , ao considerarmos o cérebro humano como a máquina mais perfeita da natureza e se somarmos a isso o fato dele ser diferente em cada pessoa, teremos a clara noção do quanto é desafiador e intrigante o trabalho do neurologista.
O Neurologista
bottom of page